Notícias>
Publicado em 22/02/2011

A.Yoshii adota tecnologias para ganhar produtividade e atrair mais trabalhadores

Soluções garantem maior velocidade mas exigem treinamento de mão de obra

Soluções garantem maior velocidade mas exigem treinamento de mão de obra. A adoção de tecnologias na construção civil está sendo uma das formas encontradas pelas empresas do setor para atender à demanda crescente do mercado por mais empreendimentos e suprir a falta de disponibilidade de mais mão de obra especializada.

Soluções tecnológicas antigas e novas vão para os canteiros para garantir a velocidade de construção e a entrega de obras nos prazos contratados. ?Estas soluções passaram agora a ser viáveis. Elas exigem custos de aquisição e treinamento de pessoal, mas é uma forma de conseguirmos aumentar a capacidade de produção trabalhando com a atual quantidade de mão de obra disponível no mercado?, afirma Leonardo Schibelsky, engenheiro da A.Yoshii Engenharia.

Os treinamentos para melhor utilização das tecnologias já estão acontecendo e também buscam atrair mais mão de obra para a construção civil. A A.Yoshii já vem realizando cursos de capacitação junto ao Senai e treinamento mão de obra feminina para ampliar o quadro de trabalhadores. ?Junto com o emprego da tecnologia, a construção civil pode despertar interesse em profissionais que ainda não atuam no segmento?, avalia Schibelsky.

Segundo ele, alguns equipamentos geram redução da força necessária para a execução do serviço, proporcionam melhor postura e reduzem resíduos. ?Ao final do dia, o funcionário está menos cansado, o que melhora a produtividade. Mas o momento é de treinamento e adaptação para que a geração de benefícios aconteça em larga escala?, destaca.

Entre as principais tecnologias que estão sendo empregadas pela A.Yoshii está o projetor de argamassa. ?Ao invés de aplicarmos a argamassa com a colher de pedreiro, a projetamos com a máquina, facilitando o trabalho e reduzindo o tempo do ponto de acabamento. Estes fatores geram aumento da produtividade e ainda melhoraram a aderência da argamassa já que a projeção é mais uniforme?, argumenta.

A construtora emprega também a pintura Air Less substituindo o rolo de parede, o que gera ganho de produtividade e melhor posição de trabalho para o pintor, além da máquina de amarrar arame que traz rapidez e menor deslocamento durante a execução do serviço, diminuindo o cansaço físico.

Outro equipamento são as pernas mecânicas que evitam o trabalho de montagem e desmontagem de andaimes, uma rotina cansativa e que não agrega valor ao serviço executado. ?O uso também melhora a circulação dentro do apartamento com a redução de andaimes?, diz Schibelsky. Desde 2009, a A.Yoshii já vem usando o sistema de lajes e vigas pré-moldadas, o que proporciona maior segurança ao trabalhador e agilidade do processo de execução com boa parte dos serviços de preparo das lajes sendo feitos no chão.
Acompanhe as notícias e fique por dentro dos acontecimentos da A.Yoshii.
Sede A. Yoshii - 43 3371-1000 AYA.Yoshii Engenharia
Av. Maringá, 1050 - Centro
CEP 86060-000 - Londrina - PR
Desenvolvedor Sub100A.Yoshii Engenharia © 2011. Todos os direitos reservados.