Notícias>
Publicado em 05/08/2008

Programa A. Yoshii de melhoria contínua

O objetivo é incentivar os profissionais da empresa a contribuírem com idéias e sugestões que favoreçam o trabalho no dia a dia. Durante quase 10 anos

Desde 1999, a construtora A.Yoshii possui o Programa A.Yoshii de Melhoria Contínua. O objetivo é incentivar os profissionais da empresa a contribuírem com idéias e sugestões que favoreçam o trabalho no dia a dia. Durante quase 10 anos, muitas idéias foram aprovadas. A  novidade, agora, é a premiação para os colaboradores que tiverem sua idéia implantada.

A participação é aberta a todos os colaboradores, qualquer que seja a função ou a obra onde esteja atuando. O funcionário deverá preencher um formulário padrão do Programa, escrevendo sua sugestão de forma completa e entregando para o mestre-de-obras ou encarregado. Após uma primeira triagem, feito na própria obra pelo mestre, a idéia será encaminhada para o escritório central, para avaliação.

A cada sugestão aprovada e implantada, o funcionário receberá trinta reais em vale compras, a título de premiação. Serão analisadas as idéias que estiverem relacionadas ás áreas de segurança do trabalho, qualidade dos serviços e produtividade do pessoal. Segundo o gerente de Recursos Humanos da A.Yoshii, Aparecido Siqueira, trata-se de uma boa oportunidade para os colaboradores e um instrumento eficaz para a empresa melhorar ainda mais seus processos e suas atividades: "As vezes, um comentário durante o trabalho pode ser uma dica valiosa, melhorando a qualidade do serviço e a produtividade",  comenta Aparecido. Na avaliação do gerente de Recursos Humanos, o Programa para ter sucesso precisa da participação de todos: A empresa abre as portas, premia, incentiva e cria mecanismos para que o colaborador dê sua sugestão. Está  nas mãos de cada um utilizar este canal aberto e propor novas idéias.

O mais importante, nisso tudo, é saber que as mudanças não têm hierarquia. Queremos a adesão de toda equipe. Qualquer um pode sugerir algo que, sendo viável e dando resultado,  será  implantado". Os colaboradores interessados devem procurar, na obra onde estão atuando, o administrativo e retirar as normas de participação: "Trata-se de um formulário simples e fácil de ser preenchido, com nome completo, obra, função, data e  um espaço para a sugestão. O importante, no entanto, é dar dicas referentes ao ambiente de trabalho" O nosso modo de vida - seja no trabalho, na sociedade ou em casa - merece ser constantemente melhorado.

Objetivamente falando a Melhoria Contínua corresponde a uma política e também a uma cultura e filosofia. O corpo de funcionários passa a incorporar no seu dia-a-dia práticas relacionadas à Melhoria Contínua, normalmente aplicadas ao desempenho dos processos, à satisfação do cliente (tanto externo quanto interno), à qualidade de vida na empresa, à organização do ambiente de trabalho, à segurança pessoal, entre outros. De forma geral "melhorar" é um complemento às práticas de re-engenharia,  pois promove mudanças por meio da inovação, isto é, substituindo os processos utilizados, eliminando problemas, facilitando as execuções, aumentando a produtividade e diminuindo os custos.
Acompanhe as notícias e fique por dentro dos acontecimentos da A.Yoshii.
Sede A. Yoshii - 43 3371-1000 AYA.Yoshii Engenharia
Av. Maringá, 1050 - Centro
CEP 86060-000 - Londrina - PR
Desenvolvedor Sub100A.Yoshii Engenharia © 2011. Todos os direitos reservados.