Notícias>
Publicado em 25/04/2014

Método da indústria japonesa otimiza tempo de trabalho na construção civil

Lean Construction é utilizado pela A.Yoshii Engenharia desde 2001, fruto da parceria entre a construtora e a Universidade Estadual de Londrina

Jardim Sul na Gleba Palhano
Enxugar tarefas durante o processo de construção que não agregam valor ao cliente final. O método Lean Construction, que significa construção enxuta e foi espelhado na linha do Sistema Toyota de Produção (Lean Production), mostra que é possível converter o tempo empregado, com deslocamentos desnecessários nas obras de engenharia, em produtividade, resultando em qualidade com menor tempo de trabalho.

Estudos mostram que um funcionário no canteiro de obras utiliza 34% do seu tempo trabalhando efetivamente, 33% se deslocando para buscar informações ou ferramentas para a execução do serviço e 33% usa o tempo de forma improdutiva, sem foco no trabalho. “O Lean Construction busca otimizar estes 66% do tempo de trabalho que não está sendo utilizado efetivamente e não traz valor para o produto final”, afirma Leonardo Schibelsky, engenheiro do Grupo A.Yoshii.

O método é aplicado no planejamento das obras e na sequencia de serviços como na otimização do fluxo de pessoas, materiais e tarefas desempenhadas, e na melhoria da comunicação entre os envolvidos nas várias fases da obra. “A filosofia e processos com base no Lean Construction estão em todos os nossos empreendimentos, desde o projeto do canteiro de obras, passando pelo planejamento e chegando à realização dos serviços. Todos os envolvidos percebem um ganho muito grande no processo de produção”, aponta Schibelsky.

Ao adotar os princípios do Lean Construction, a construtora organiza os caminhos a serem seguidos pelos funcionários olhando para o desempenho total da obra, o que permite ao operador focar exatamente a tarefa a ser realizada, da forma mais produtiva possível. “Esta operação gera uma redução nos custos de produção que normalmente são perdidos durante a execução da obra, além de permitir uma obra mais limpa e mais organizada, o que significa alcançar a melhoria contínua dentro do processo de produção. O método exige que os envolvidos mapeiem o processo, encontrem a solução e a apliquem. É um processo dinâmico, que estimula a criatividade e a iniciativa, alinhando a comunicação dentro da obra”, destaca.

A entrega na Gleba Palhano do Centro Empresarial Jardim Sul, finalizado no final do mês de março, contou com a utilização do Lean Construction, impactando na velocidade de construção. “Neste método, as equipes passam a ter visão de todos os serviços que serão executados ao longo da semana, alinhados com a influência que terão em outros serviços. O ganho em produtividade vem da repetição dos serviços, da redução de deslocamentos desnecessários de pessoas e materiais, da limpeza e organização na obra e da menor circulação de funcionários no canteiro de obras, liberando uso de elevadores para transporte de materiais, por exemplo”, salienta Schibelsky. O planejamento também impacta na melhora do fluxo de caixa da obra, o que também traz vantagens para o mercado consumidor.

A A.Yoshii possui ainda as certificações de qualidade PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) Nível A e ISO 9001:2008, o que garante procedimentos padrão na condução das obras, orientando os processos de qualidade a serem seguidos. Além disso, investe em programas de capacitação profissional, segurança do trabalho, 5S para organização do ambiente de trabalho e em sustentabilidade nos canteiros de obra, na administração e em projetos arquitetônicos.
Acompanhe as notícias e fique por dentro dos acontecimentos da A.Yoshii.
Sede A. Yoshii - 43 3371-1000 AYA.Yoshii Engenharia
Av. Maringá, 1050 - Centro
CEP 86060-000 - Londrina - PR
Desenvolvedor Sub100A.Yoshii Engenharia © 2011. Todos os direitos reservados.