Notícias>
Publicado em 16/10/2014

A.YOSHII INSERE NOVO PADRÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Construtora foi convidada a relatar resultado inédito em Congresso Internacional de Construção Civil

Leonardo A.Yoshii, vice presidente do Grupo A.Yoshii, e Aparecido Siqueira, Diretor de Recursos Humanos do Grupo A.Yoshii
O Grupo A.Yoshii, que além de obras de incorporação realiza construções industriais e corporativas em várias partes do país, vem se tornando referência de empresas multinacionais sobre práticas da segurança do trabalho. A obra que está sendo finalizada pela construtora na Usina Santa Vitória Açúcar e Álcool, no interior de Minas Gerais, não registrou nenhum acidente de trabalho ao longo de 18 meses, o que representou mais de 1 milhão e 600 mil horas de trabalho. A performance, que supera índices nacionais e desafia os internacionais, foi relatada no Congresso Internacional de Construção, no início de setembro, organizado no Rio de Janeiro pela Construction Users Round Tabele (CURT) e Construction Industry Institute (CII) para discutir qualidade e segurança no trabalho.


A Usina Santa Vitória é uma joint venture entre a americana Dow Química e a japonesa Mitsui. “Para uma empresa de construção civil, o acidente zero é algo extremamente significante. No nosso ponto de vista o índice alcançado pela A.Yoshii, de taxa de acidente reportável igual à zero, insere um novo padrão em segurança do trabalho em obras de construção civil”, afirmou Vinícius Tanuri, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Dow Química.

 Segundo ele, o resultado foi alcançado devido ao comprometimento da equipe de trabalho da A.Yoshii com o processo de segurança da Dow e à pró-atividade da construtora em apontar tendências de riscos e probabilidades de acidentes. “Existe um diferencial de qualificação dos profissionais da A.Yoshii. A presença das lideranças nas áreas de trabalho é algo marcante. Usamos muitos números e ferramentas estatísticas para auxiliar a gestão da segurança, mas o que é mesmo relevante é garantir aos profissionais a segurança de retorno para casa. E a melhor forma de conscientizá-los é mostrar respeito ao trabalhador, o que é muito presente na gestão da A.Yoshii”, destacou.

Para Marcio Rogério Paschoalinotto, Engenheiro de Segurança do Grupo A.Yoshii, o objetivo do Grupo é atingir a marca de acidente zero em todas as obras. “Para isso, buscamos o empenho de todos os colaboradores por meio da conscientização. Lideranças e gestores são multiplicadores de informações, além do diálogo diário que é realizado pelos profissionais que atuam na área específica de segurança do trabalho”, pontua.

A comunicação e o relacionamento com os colaboradores são diferenciais que auxiliam na conscientização da equipe. “A cultura e os valores da empresa são comunicados o tempo todo de forma a engajar a equipe de maneira comprometida com os resultados que queremos atingir. Conforme a obra vai evoluindo, vamos treinando a equipe para ter atitudes seguras em todas as fases, promovendo um ambiente em que se respira segurança”, ressalta Aparecido Siqueira, Diretor de Recursos Humanos do Grupo A.Yoshii.

O respeito ao trabalhador é enfatizado por Paschoalinotto. “Estamos sempre prontos a ouvir o trabalhador e a multiplicar os valores da empresa. Nossos técnicos estão treinados para lidar com situações adversas de forma a entender necessidades e tomar atitudes rápidas que tragam conforto e qualidade no ambiente de trabalho”, sustenta. Outro atributo que auxilia na busca do acidente zero, segundo Siqueira, é o investimento contínuo em programas de qualidade total. “Obra limpa e organizada contribui muito com a busca da segurança do trabalho, evitando acidentes”, aponta.

Acompanhe as notícias e fique por dentro dos acontecimentos da A.Yoshii.
Sede A. Yoshii - 43 3371-1000 AYA.Yoshii Engenharia
Av. Maringá, 1050 - Centro
CEP 86060-000 - Londrina - PR
Desenvolvedor Sub100A.Yoshii Engenharia © 2011. Todos os direitos reservados.