Notícias>
Publicado em 22/09/2017

Construtora paranaense recebe certificação sustentável

Projeto do Maison Legend Ecoville atende aos requisitos de qualidade ambiental de reconhecimento internacional

Um condomínio residencial programado para ser eficiente do projeto arquitetônico ao uso cotidiano e com o mínimo de impacto ambiental. Assim será o Maison Legend Ecoville, empreendimento da A.Yoshii Engenhariaque está sendo construído em Curitiba e recebeu o selo internacional de sustentabilidade AQUA-HQE (Haute Qualité Environnementale, traduzido como Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Vanzolini.

De origem francesa, a certificação é um dos principais modelos de avaliação ambiental das construções no mundo e líder no Brasil com 454 edificações, mais de 8 milhões de m² de área construída e 48.000 unidades habitacionais avaliadas.

Até o momento, duas das quatro etapas do processo da certificação AQUA-HQE foram conquistadas pela A.Yoshii: a fase de pré-projeto e o projeto. Ao todo, são 14 objetivos de desempenho que devem ser atingidos em níveis base, boas práticas e melhores práticas, superando as exigências que correspondem à regulamentação vigente ou prática corrente, distribuídas equilibradamente em conforto, saúde e baixo impacto ambiental.

Benefícios ambientais e econômicos

O projeto do Maison Legend Ecoville prevê uma economia de 18% de água por apartamento e 38% nas áreas comuns; na manutenção e limpeza - 178.600 litros de água serão economizados por ano, devido ao sistema de reuso de água da chuva; e 3.141,2 Kw/h (cerca de R$2.000/mês, com base no preço do Kw/h cobrado) deixarão de ser comprados mensalmente da concessionária de energia, graças aos aquecedores solares que serão usados na piscina.

Entre as soluções de sustentabilidade, o empreendimento vai dispor de medidores individuais de água; adoção de índices de abertura das esquadrias de maneira que permita boa iluminação natural; janelas com desempenho acústico adequado; utilização de iluminação eficiente LED; e área permeável elevada, que garante uma gestão mais eficiente das águas pluviais.

O engenheiro da A.Yoshii Engenharia, Cleber Casado, afirma que um dos objetivos da empresa é continuar a alinhar os empreendimentos às práticas sustentáveis. “Todos nós sabemos que os recursos naturais do planeta estão cada vez mais escassos, então é nossa obrigação reutilizar, reciclar e economizar em todas as áreas possíveis. Dessa forma, cumprimos nosso papel e ajudamos na preservação da natureza”, destaca.

“Foi determinante para o sucesso do projeto e a conquista da certificação a postura e a determinação da A. Yoshii, que foi colocada em prática por todos os seus colaboradores”, afirma o coordenador da certificação AQUA-HQE, Manuel Carlos Reis Martins. Para a conquista da certificação, a equipe de projeto da A.Yoshii Engenharia contou com a consultoria de sustentabilidade da Ecobuilding. Segundo o arquiteto Antonio Macêdo Filhodiretor da consultoria, “a arquitetura do projeto está atenta à boa implantação e orientação do empreendimento e qualidade dos espaços. Além disso, os empreendedores se preocuparam com a especificação de equipamentos e sistemas de qualidade e com o atendimento às normas técnicas e às boas práticas”.

O desenvolvimento do Maison Legend Ecoville segue o mesmo padrão do Maison Heritage Ecoville, também da A.Yoshii Engenharia. No primeiro trimestre de 2017, a construção poupou 22,87% de água, 49,53% de energia e quase 60% na geração de resíduos. Para chegar a esses resultados, a empresa adotou algumas práticas sustentáveis como a utilização de sensores de presença para iluminação e a reutilização de água para limpeza de ferramentas e equipamentos.

SOBRE A A.YOSHII ENGENHARIA

A A.Yoshii Engenharia foi fundada em 1965 pelo engenheiro civil Atsushi Yoshii, em Apucarana (PR) e em 1969 transferiu sua sede para Londrina (PR). No início, cresceu executando obras pelo regime de empreitada global e, atualmente, desenvolve obras de grande porte, como usinas de açúcar e álcool e fábricas de papel e celulose.

No segmento de incorporação, com empreendimentos residenciais e comerciais construídos em importantes cidades do Paraná, a A.Yoshii se destaca pela qualidade e pontualidade na entrega. Em 2009, criou a Yticon, marca do Grupo focada no desenvolvimento de empreendimentos econômicos para quem procura seu primeiro imóvel.

Uma das características marcantes da empresa é atuar com equipe própria na execução de obras.

Com isso, a A.Yoshii se diferencia pela qualidade dos projetos, respeito aos prazos e atendimento ao cliente. O resultado figura em premiações e rankings nacionais realizados por grandes veículos de comunicação como o jornal Valor Econômico, revista Você S/A, e rankings como o Great Place to Work e ITC – Inteligência Empresarial de Construção, além do Prêmio VivaReal.

Sobre a Fundação Vanzolini

A AQUA-HQE é uma certificação internacional da construção sustentável desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e aplicado no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini.

Desde seu lançamento em 2008 o Processo AQUA-HQE propõe um novo olhar para sustentabilidade nas construções brasileiras; seus referenciais técnicos foram desenvolvidos considerando a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação presentes no Brasil, mas buscando sempre uma melhoria contínua de seus desempenhos.

Em 2013 os organismos de certificação residencial-QUALITEL e não-residencial-CERTIVEA se juntam para criar a Rede Internacional de certificação HQE™, uma unificação de critérios e indicadores para todo o mundo, que cria uma identidade de marca única global, cujo órgão certificador passa a ser a Cerway, sempre fundamentado nas premissas da certificação HQE francesa.

Todos os referenciais de certificação terão um alinhamento de parâmetros para permitir a comparação dos valores avaliados, porém os níveis de exigência respeitarão sempre as especificidades e diferenças de cada país.

Acompanhe as notícias e fique por dentro dos acontecimentos da A.Yoshii.
Sede A. Yoshii - 43 3371-1000 AYA.Yoshii Engenharia
Av. Maringá, 1050 - Centro
CEP 86060-000 - Londrina - PR
Desenvolvedor Sub100A.Yoshii Engenharia © 2011. Todos os direitos reservados.