Notícias>
Publicado em 01/12/2008

Respeito ao meio ambiente

Nos últimos anos, a Construtora A.Yoshii implantou algumas medidas a favor do meio ambiente

Nos últimos anos, a Construtora A.Yoshii implantou algumas medidas a favor do meio ambiente. Uma das primeiras iniciativas, precursora em Londrina, foi a adoção de hidrômetros individuais, gerando economia de água nos apartamentos da construtora. As bacias de descarga de 6 litros, outra opção bem-sucedida, diminuiu em 1/3 o gasto de água, se comparado com as bacias tradicionais.

Nas áreas comuns, sensores de presença e minuterias garantem economia de luz aos moradores. Nos novos residenciais da A.Yoshii, ainda em fase de construção como o Residencial Rosa dos Ventos, a água pluvial será reaproveitada para limpeza e irrigação dos jardins. Nos edifícios com piscina aquecida, existe a previsão para a instalação de aquecimento solar. RECICLAGEM NOS CANTEIROS "Ação adotada pela empresa nos canteiros de obras é o sistema de classificação e separação dos entulhos. Todo material que pode ser reciclado é separado." A madeira é recolhida por algumas padarias, que usam nos fornos e por empresas que fabricam briquetes - blocos de madeira moída e prensada - utilizados em fornos industriais" explica o engenheiro Leonardo Schilbelsky.

O engenheiro informa também que os sacos de cimento vazios e papelões das caixas de materiais são destinados para as centrais de reciclagem. "Metais vão para o ferro-velho e as barricas são reaproveitadas no Projeto Criando Arte, onde as esposas dos funcionários fazem peças de artesanato?.Outra medida em fase de implantação é na utilização de novos blocos de alvenaria, com furos na vertical. "Hoje utilizamos os tijolos com furos na horizontal e temos a necessidade de quebrar os blocos para passar as instalações elétricas e hidráulicas. Com esta opção, a idéia é minimizar custo e a quantidade de entulhos gerados, um grande problema que Londrina está enfrentando".

O engenheiro lembra que a empresa analisa, com freqüência, os procedimentos, procurando novas soluções para o reaproveitamento de material: "Temos que encontrar alternativas com investimentos viáveis. O descarte gera custo alto; os restos de argamassa, concreto e quebra de tijolos ainda são descartados por caçamba, com a aprovação do IAP".
Acompanhe as notícias e fique por dentro dos acontecimentos da A.Yoshii.
Sede A. Yoshii - 43 3371-1000 AYA.Yoshii Engenharia
Av. Maringá, 1050 - Centro
CEP 86060-000 - Londrina - PR
Desenvolvedor Sub100A.Yoshii Engenharia © 2011. Todos os direitos reservados.