Notícias>
Publicado em 30/07/2010

A.Yoshii abre espaço para testes de engenharia civil

Ensaios disponibilizam informações para o mercado da construção em Londrina

Ensaios disponibilizam informações para o mercado da construção em Londrina o canteiro de obras do Maison Victoria, empreendimento da A.Yoshii Engenharia, foi cenário para a realização de testes de tecnologia que vão contribuir para a disseminação de conhecimentos da engenharia para o mercado.

Na semana passada, a equipe de engenharia da Politécnica " empresa especializada em fundações" realizou ensaios de resistência de força nas estacas executadas pelo sistema de hélice contínua, indicada para edifícios de grande porte localizados nos terrenos com características de solo como os da Gleba Palhano - terra vermelha e com forte presença de água. "Esse tipo de fundação é mais profunda e é toda mecanizada, sem qualquer exposição de risco ao trabalhador.  A escavação por tubulões, comumente utilizada nas obras, é manual e exige a presença do trabalhador no espaço confinado. Como a exigência dos empreendimentos está sendo por escavações cada vez mais profundas devido ao porte das obras, a técnica mecanizada é a mais apropriada", ressalta Rebeka Ribas Cesar, doutora em engenharia civil e diretora da Politécnica.

Nos testes realizados com o uso de um macaco hidráulico de 600 toneladas e de 12 barras de aço Dywidag, especiais por sustentarem grandes cargas, foi possível averiguar "in loco" a capacidade real que as estacas suportariam no terreno típico da região da Gleba Palhano. "Com os ensaios, que servem de informação para todo o mercado, é possível definir a quantidade de estacas necessárias para os portes dos edifícios, ganhando-se no tempo de execução das fundações, na segurança e racionalização de processo", salienta.

Para o engenheiro civil da A.Yoshii, Luis Carlos Pisicchio, o objetivo da construtora é buscar subsídios tecnológicos confiáveis para serem utilizados pela empresa e que possam contribuir com o incremento de dados para a prática da engenharia. "Valorizamos a realização destes ensaios e investimos nos custos necessários. A nossa intenção é contribuir com estudos que tragam informações úteis ao mercado e beneficiem a população", destacou.
Acompanhe as notícias e fique por dentro dos acontecimentos da A.Yoshii.
Sede A. Yoshii - 43 3371-1000 AYA.Yoshii Engenharia
Av. Maringá, 1050 - Centro
CEP 86060-000 - Londrina - PR
Desenvolvedor Sub100A.Yoshii Engenharia © 2011. Todos os direitos reservados.