Hall
26/02/2024

Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista 2 2024

Não é de hoje que os halls de entrada são valorizados nas edificações. Há registros de que, já no século 18, esses espaços eram planejados nas construções visando proteger o interior dos castelos contra possíveis invasões.

Com o passar do tempo, o hall de entrada passou a ser visto também como ambientes sociais, evoluindo no mesmo compasso da arquitetura moderna. O mobiliário, a valorização do pé-direito, a biofilia, assim como a combinação de elementos estruturais, iluminação e tecnologia aplicada ao controle de acesso, são alguns dos recursos que os arquitetos utilizam para dar boas-vindas aos visitantes.

A arquiteta do Grupo A.Yoshii, Ana Paula Pimentel, destaca que esses ambientes devem harmonizar-se com o estilo arquitetônico do empreendimento e transmitir uma sensação acolhedora e receptiva aos visitantes e moradores.

“O hall de entrada é um espaço de transição e pode revelar muito sobre o empreendimento. Cada vez mais, esse ambiente recebe uma atenção especial porque reflete o luxo e a sofisticação dos empreendimentos. Eles são a prova de que o charme começa pela porta de entrada”, afirma.

Veja algumas ideias para halls de entrada, inspirados nos empreendimentos de alto padrão da A.Yoshii:

Recepção à luz natural (Noah - Maringá)

“Além do aspecto sustentável, ao minimizar o uso da iluminação artificial, a eficiente incidência da luz natural pode valorizar o hall de entrada, criando efeitos estéticos com o jogo de luzes e sombras”, explica. No hall de entrada do empreendimento Noah, em Maringá (PR), a abundante iluminação natural é destacada pela fachada de vidro, que harmoniza-se com o paisagismo externo. Essa interação contribui significativamente para a sensação de bem-estar e receptividade no ambiente.

Conexão com a natureza (Etherea - Curitiba)

A biofilia, termo que significa “amor às coisas vivas”, ganhou destaque nos últimos anos e passou a ser incorporada em diferentes ambientes dos edifícios, como no lançamento Etherea, no Ecoville, em Curitiba (PR). O hall de acesso ao empreendimento está ligado a um corredor a céu aberto, envolvo por paisagismo. Nesse espaço, o espelho d´água e as formas arredondadas do mobiliário, alinhadas ao projeto arquitetônico, conferem uma atmosfera de tranquilidade, conforto e sofisticação.

Combinando elementos (RF Home - Londrina)

Na arquitetura moderna, a madeira é valorizada por sua capacidade de adicionar versatilidade e requinte aos espaços, tornando-se essencial para compor diferentes ambientes e harmonizar com outros elementos. No hall de entrada projetado para o RF Home, em Londrina (PR), a madeira predomina, complementando-se perfeitamente com o paisagismo e o projeto luminotécnico. “A madeira tem ganhado destaque em todos os espaços da casa, incluindo os halls de entrada. Além do seu apelo estético, ela transmite uma sensação de acolhimento e contribui para a ampliação visual dos ambientes”, comenta a arquiteta.

Imponente e com personalidade (Icon - Campinas)

No projeto do lançamento Icon, em Campinas (SP), o hall de entrada foi projetado para impressionar e refletir a personalidade do projeto residencial de alto padrão. O pé-direito alto é destacado nesse ambiente, que apresenta uma composição de linhas horizontais e configuração geométrica. Os tons sóbrios complementados pelo mobiliário de formas arredondadas e leves.

OUTRAS NOTÍCIAS


  • Inspiração

    08/04/2024

    Inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

    Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados

  • Exposição

    03/04/2024

    Exposição de arte sustentável no Sesc Londrina Cadeião

    Peças criadas com resíduos da construção civil em destaque em mostra gratuita

  • Artesanato

    19/03/2024

    Artesanato sustentável compõe exposição gratuita

    Público poderá conferir peças produzidas por mulheres, por meio de oficinas do projeto Criando Arte, do Instituto A.Yoshii

  • Projeto

    04/03/2024

    Projeto incentiva leitura entre trabalhadores da construção civil

    Novos Canteiros da Leitura do Instituto A.Yoshii beneficiarão 250 colaboradores com mais de 200 exemplares de livros de diversas categorias. O projeto, que já contempla 18 obras em cidades do Paraná e São Paulo, acaba de inaugurar dois novos espaços

VER TODOS
Precisa de Ajuda?