Arte
28/02/2024

Exposição gratuita com resíduos da construção civil 2 2024

Resíduos de madeira se transformam em mesas. Vergalhões se tornam matéria-prima para esculturas de decoração e canos de PVC dão suporte para a criação de luminárias. Transformar o olhar para os resíduos da construção civil tem sido o objetivo das oficinas que o Instituto A.Yoshii promove por meio dos projetos Obra&Arte e Criando Arte.

Pelas mãos de colaboradores e voluntários, esses materiais, que seriam descartados, acabam sendo reutilizados na criação de objetos de decoração e utilidade doméstica. São itens como mesas, cadeiras, luminárias, cachepot, ecobags e bolsas térmicas, que poderão ser conferidos pelo público na Exposição Obra&Arte e Criando Arte, a partir do dia 28 de fevereiro, na Galeria Arquiteto Julio Ribeiro, do Sinduscon, em Londrina (PR). A mostra é uma iniciativa do Ministério da Cultura com o Instituto A.Yoshii.

A mostra gratuita reúne mais de 40 peças criadas pelos participantes dos projetos. “Ambos os projetos buscam ressignificar os resíduos das obras de todo o Grupo A.Yoshii. Além de proporcionar o contato com a arte, essas iniciativas ampliam e fortalecem o pensamento sustentável, provocando discussões a respeito do tema, assim como um novo olhar para os resíduos”, diz o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.

A exposição conta com 30 peças produzidas nas oficinas do projeto Obra&Arte em 2023. Para esta edição, os participantes contaram com a orientação do renomado arquiteto e designer Fabrício Ronca. O público também poderá conferir outras 20 peças confeccionadas pelas mãos de mulheres que participam do projeto Criando Arte. Para a realização destes projetos, o Instituto A.Yoshii conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Exposição OBRA&ARTE e CRIANDO ARTE

Quando: de 28/2 à 1.º/3, de segunda a sexta

Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h

Local: Sinduscon - Galeria Arquiteto Julio Ribeiro (Av. Maringá, 2400)

Entrada: Gratuita

OUTRAS NOTÍCIAS


  • Inspiração

    08/04/2024

    Inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

    Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados

  • Exposição

    03/04/2024

    Exposição de arte sustentável no Sesc Londrina Cadeião

    Peças criadas com resíduos da construção civil em destaque em mostra gratuita

  • Artesanato

    19/03/2024

    Artesanato sustentável compõe exposição gratuita

    Público poderá conferir peças produzidas por mulheres, por meio de oficinas do projeto Criando Arte, do Instituto A.Yoshii

  • Projeto

    04/03/2024

    Projeto incentiva leitura entre trabalhadores da construção civil

    Novos Canteiros da Leitura do Instituto A.Yoshii beneficiarão 250 colaboradores com mais de 200 exemplares de livros de diversas categorias. O projeto, que já contempla 18 obras em cidades do Paraná e São Paulo, acaba de inaugurar dois novos espaços

VER TODOS
Precisa de Ajuda?