A.Yoshii
Obra
02/03/2021

Obra & Arte em Londrina 3 2021

Desde que o soldador Lázaro Lourenço Dutra teve contato com os profissionais de design do Coletivo ÔDA, de Curitiba (PR), seu olhar para materiais que antes não significavam nada, além de matéria-prima descartada nos canteiros de obras, mudou.

“Eu percebi que é possível transformar algumas sobras em móveis e outros objetos bonitos para serem usados em casa. Eu olho para as peças que estamos criando e sinto um grande orgulho. Essa experiência é ótima porquê de agora em diante eu não quero mais parar de colocar as ideias em prática”, conta.

O encontro de Dutra com o design sustentável aconteceu por meio do projeto Obra & Arte, iniciativa do Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade do Grupo A.Yoshii, que tem o objetivo de transformar resíduos da construção civil em peças de mobiliário e decoração, além de estimular a criatividade e a consciência sustentável nos participantes.

Esta é a segunda edição do projeto e as oficinas estão sendo feitas em Londrina (PR), com a participação de 12 colaboradores das obras da A.Yoshii e da Yticon. O projeto-piloto teve início em 2019, em Curitiba (PR), com a realização de oficinas ministradas por profissionais de design do Coletivo ÔDA (um dos grupos mais respeitados do Brasil).

O resultado pode ser visto nos projetos inovadores de mesas de jantar, luminárias, pendentes, tabuleiros de jogos, objetos de decoração, entre outras criações, feitas com resíduos, como vergalhões de aço, madeirite e restos de tubos e conexões de PVC. Segundo um Panorama dos Resíduos Sólidos, da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), em 2019 foram geradas 79 milhões de toneladas de resíduos no Brasil. Com o projeto Obra & Arte, o objetivo é ressignificar os resíduos gerados pela construção civil e reduzir o impacto no meio ambiente - além de ensinar novas habilidades aos trabalhadores da construção civil.

“O envolvimento deles é tão forte que estendemos as oficinas neste mês de fevereiro. Algumas peças podem ser conferidas nos apartamentos decorados em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas. As peças também estarão disponíveis em um catálogo para quem se interessar em adquiri-las”, revela o vice-presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.

Experiência dos participantes

Outro participante das oficinas do Obra & Arte é o líder de pedreiro Tiago Bento. Ele conta que não tinha feito nada parecido antes. “Nunca tive esse olhar de reutilizar um material e chegar a um resultado tão bonito. Essa experiência está fazendo com que eu encare os materiais como uma possível obra de arte”, afirma Bento, que divide a autoria de uma mesa de jantar em mosaico com o mestre de obras Neivaldo Santinon.

A engenheira de Segurança do Trabalho Larissa Furtado viu nas oficinas uma oportunidade de unir o prazer dos trabalhos manuais com a responsabilidade ambiental. Junto com Dutra, eles criaram luminárias para bancada e para piso, com suportes confeccionados a partir de pedras e vergalhões. “O contato com os profissionais de design foi agregador, especialmente na questão do acabamento, no despertar da criatividade. Ações como essa são prova que podemos fazer nossa parte para preservar a natureza”, ressalta.

Mesmo com uma longa trajetória na área de acabamentos, Vrademir Aparecido Massoni, colaborador da equipe de assistência técnica da Yticon, se surpreendeu com a experiência obtida na oficina. “Quando recebi o convite, não tinha ideia de como esse curso iria transformar meu olhar. Hoje, antes mesmo de finalizar uma obra, já vou separando tudo o que possa ser reutilizado na arte, desde um pequeno pedaço de cerâmica, a um resto de alumínio”, conta.

Para ele, esta mudança de percepção sobre a reutilização dos materiais trouxe novas aspirações em sua vida e no trabalho, como produzir peças de decoração e possibilidades diferentes de acabamentos, com formas mais autorais. “Juntamente com a equipe de arquitetura, criamos um revestimento para a parede de uma cozinha. Fizemos um mosaico com sobras de materiais nada mais é descartado como entulho”, explica.

Compromisso com a sustentabilidade

Desde o início das atividades em 2006, o Instituto A.Yoshii responde pelas ações de RSE do Grupo A.Yoshii, tendo como premissa as diretrizes do Pacto Global e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com atuação em projetos próprios de fomento à Educação, Meio Ambiente e Cultura.

OUTRAS NOTÍCIAS


  • Entrega

    01/04/2021

    Entrega Maison Lumini Parque do Ingá

    Moradores são surpreendidos com "Alexa"

  • Obra

    02/03/2021

    Obra & Arte em Londrina

    Um olhar inovador sobre os resíduos que seriam descartados

  • Melhoria

    10/02/2021

    Melhoria Contínua

    Soluções para melhorar processos e aumentar segurança nas obras

  • Novembro

    16/11/2020

    Novembro Azul

    Apoiamos esta causa

VER TODOS
Precisa de Ajuda?